Se você é novo por aqui, talvez não esteja ciente da missão de Rickson Gracie, que já leva décadas, de assegurar que a defesa pessoal — e não só o jiu-jítsu visto em competições — se espalhe pelo mundo inteiro. Abaixo, ele partilha algumas de suas ideias atualizadas sobre o tema, numa entrevista recente.
"Acredito que o jiu-jítsu tem que ser completado com a prática da defesa pessoal. Sem a defesa pessoal, o jiu-jítsu torna-se esportivo demais, previsível demais, sem a imprevisibilidade que é necessária para você lidar com uma situação de rua. Logo, a defesa pessoa é só um canal aberto para você entender que a luta pode vir duma leve conversa, que luta pode vir dum cara que simplesmente pega a faca do bolso e tenta te atacar, a luta pode vir de... você ser atingido nas costas.
"Portanto, a ideia de estar esperando regras predeterminadas, essas só existem em esporte. O cenário real de luta é imprevisível, então se você não tem este tipo de mente aberta para ao menos esperar isso, você está em maus lençóis."
Comentários
100% reality...
self defense 💯🥋